Comportamento Social e Processos Mentais

Psicoterapia Holística

A ampliação do autoconhecimento também exige observação dos nossos comportamentos sociais e processos mentais, por isso, devemos ter conhecimento básico do seu comandante, ou seja, o cérebro humano, responsável por todas as operações do pensamento, da memória, das emoções e da linguagem.

O cérebro é dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo que são unidos pelo corpo caloso. Os hemisférios direito e esquerdo do cérebro têm funções distintas.

O direito tem as funções da imaginação e da criação, exemplo: música, reconhecimento de rostos, organização do espaço e a visualização de imagens.

O esquerdo tem as funções do pensamento lógico, exemplo: a linguagem, a organização do tempo e a sequência.

O corpo caloso coordena as funções dos dois hemisférios transferindo informações e os harmonizando.

O cérebro é externamente envolvido por uma camada fina de aproximadamente dois milímetros conhecida por neocórtex, que é o responsável por todos os nossos pensamentos.

É interessante observar o estudo das divisões dos hemisférios cerebrais feito por KHALSA & STAUTH (1997), com relação ao comportamento humano:

O cérebro se divide em quatro áreas, ou lobos:

Lobo Frontal, que efetua a maior parte da resolução de problemas abstratos.

Lobo Parietal, que ajuda a processar informações de seus cinco sentidos.

Lobo Occiptal, que governa a visão.

Lobo Temporal, que controla a memória, audição e linguagem ou fala.

O lobo frontal, como seu nome já diz, está situado na frente do cérebro; o parietal fica logo atrás; é o menor deles, o occiptal, se situa na base do crânio.

O lobo temporal localiza-se nos dois lados do cérebro, nas áreas próximas às têmporas.

Entre os seres humanos, o tamanho relativo do cérebro não parece fazer muita diferença.

Dois “grandes pensadores” – Jonathan Swift e Ivan Turguenev- tinham cérebros maciços que pesavam quase 2 kg cada. Já Anatole France, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, tinha um cérebro que pesava pouco menos de 1 kg. Albert Einstein tinha um cérebro de tamanho normal. ¹

O centro das nossas emoções é o sistema límbico que exerce uma enorme influência não só nas emoções, como também na memória.

Segundo o norte-americano Daniel G. Amen neurocientista e perito reconhecido em relacionamento entre cérebro e comportamento humano:

“O sistema límbico profundo fica perto do centro do cérebro. Considere seu tamanho como o equivalente a uma noz. Ele é totalmente energizado por funções, todas importantíssimas para o comportamento humano e para a sobrevivência.²

As principais partes do sistema límbico são: o hipocampo, a amígdala, o hipotálamo, o tálamo e a glândula hipófise.
Grosso modo, podemos comentar alguns aspectos das partes do sistema límbico:

Hipocampo:

É o centro de memória do cérebro, controla o armazenamento de fatos não emocionais, processa a maior parte da memória semântica.

A amígdala é envolvida na sinalização do medo, da recompensa, do comportamento sexual e da agressividade.

Está situada em cada uma das extremidades temporais do hemisfério cerebral.

Hipotálamo:

Controla a temperatura do corpo, sede, fome e função sexual e ativa a neurotransmissão de hormônios.

Está intimamente ligado à amígdala, e pode nos mostrar como reagir às várias situações, através de hormônios ou dos fatores que os liberam.

Tálamo:

É o principal responsável pelas mensagens sensoriais (com exceção do olfato). O Tálamo é basicamente uma estação de transmissão.

Glândula hipófise:

É a glândula mestra do sistema endócrino. Determina o que as outras glândulas devem fazer.

Recebe as mensagens do hipotálamo e ajuda a produzir os hormônios de que ele precisa para reagir às diversas situações.

Seu cérebro é a ferramenta da sua alma, da sua própria essência de ser humano. Você não pode ser quem realmente quer ser sem que seu cérebro trabalhe direito.

A forma com que seu cérebro trabalha determina quão feliz você é, como você se sente eficiente e quão bem você interage com os outros.

Seus padrões cerebrais ajudam (ou prejudicam) seu casamento, sua capacidade como pai ou mãe, seu trabalho e suas crenças religiosas, junto com suas experiências de prazer e dor. AMEN(2000).³

O encéfalo abrange o tronco encefálico, o cerebelo, e o cérebro.

É o maior órgão do sistema nervoso central e o centro de controle de todas as atividades voluntárias e involuntárias do corpo mental, emocional e físico; protegido pelas meninges e fica no interior do crânio.

O crânio é constituído por oito ossos: dois parietais; cada um de dois ossos que contribuem para fechar, lateral e superiormente, a maior parte da caixa craniana; dois temporais; que contém os órgãos da audição; um frontal; situado na porção anterior do crânio e superior da face; um occipital situado na parte posterior e inferior do crânio; um esfenóide encravado no meio dos ossos da base do crânio e um etmóide situado entre o frontal e o esfenóide, e que concorre para a formação da base do crânio, das órbitas e das fossas nasais.

As três regiões distintas do encéfalo são: o tronco encefálico, logo acima da coluna vertebral, “cérebro reptiliano” que comanda as funções da respiração e o tônus vascular, todavia, não pensa tampouco sente; o cerebelo, logo atrás do tronco encefálico, é responsável pela manutenção da postura e coordenação dos movimentos do corpo físico; e o cérebro-próximo aos conjuntos da visão, audição, paladar, olfato e equilíbrio, que segundo o professor clínico da Harvard Medical School, Dr. John J. Ratey “impulsiona e conduz a nossa lógica, imaginação e paixão”.4

A ampliação do autoconhecimento dos nossos comportamentos sociais e dos processos mentais também maximiza nossas forças, minimiza nossas fraquezas e aumenta nosso autodomínio sobre as emoções.

¹ KHALSA Sing Dharma & STAUTH Cameron. Longevidade do Cérebro. Ed. Objetiva. 6ª edição Rio de Janeiro. 1997 p. 116 e 119.

²/³ AMEN Daniel G. Transforme seu Cérebro, Transforme sua Vida, Ed. Mercuryo. São Paulo. 2000 p. 9 e 45.

4 RATEY John. J. O Cérebro, Um guia para o Usuário. Ed. Objetiva. Rio de Janeiro. 2002. p 17

 

Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta Holístico

Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas.

amimhaddad@amimhaddad.com

Destaques da Edição