Terapia Holística E O Tantra

História e Fundamentos da Profissão
Kundalimi - Modelo: Polly - Arte Digital: Henrique Vieira Filho Qual a diferenças entre Terapia Holística para as Terapias Tântricas? A visão holística da terapia são como uma ferramenta que compreende em trabalhar com o Ser num todo, corpo, mente e espírito. Acho a palavra espírito complexa, porque na verdade em minha experiência eu acredito que em todos há um equilíbrio natural dentro do campo espiritual.Mas os padrões educacionais, sociais interagem na mente e na emoção perdendo-se a verdadeira essência do espírito (Eu superior). E a Terapia Holística promove uma interatividade entre o eu comum para o Eu superior.

A técnicas holísticas, como Reiki e Terapias Corporias  equilibram o corpo físico e atuam no campo vibracional do sistema nervoso, promovendo relaxamento físico.

Os Cristais, Cromoterapia, Aromaterapia, Florais, já atuam no corpo energético reconstituindo o fluxo de energia.

Mas são técnicas que na maioria das pessoas não entrará na mudança principal que é a forma de conduzir os pensamentos, normalmente relaxam e produz calma, mas no primeiro entrave o desequilíbrio vem à tona, porque a mente não está trabalhada.

Já  as terapias tântricas são absolutamente funcionais no campo mental, porque o trabalho é dinâmico. Faz despertar sensações ativas e conscientes.  Através do toque por proporcionar prazer, não há como dormir faz você está presente em sensações que ocorre e ao mesmo tempo faz desprender-se do aqui agora, para fluir na emoção e na sensação que é a causa.

Nas vivências tântricas que na verdade é uma meditação dinâmica você aprende a ouvir dentro do coração a música e sentir com ela o corpo, a emoção reagem de acordo com a nota tocada, proporcionando um movimento único e exclusivo ao momento. E o resultado é descondicionar a mente, produzindo alegria e reconhecimento das capacidades internas, pois o campo utilizado aqui é a criatividade.

Por isso a terapia tântrica é mais contundente digamos assim.

Hoje quando se fala em Tantra ou Terapias Tântricas, tem se a impressão de que será um trabalho erótico e que vai atuar apenas no sexo, e para os que seguem uma linha alternativa clássica consideram-na negativa e tem até medo.

Concordo que as linhas tântricas seguiram um rumo absolutamente sexual, mas pertencem a uma classe daqueles que ainda não entenderam o Tantra em sua verdadeira fonte filosofal e comportamental de vida, porque ele flui numa linha tênue entre a sedução e o sensorial.

Mas, digam-me e respondam para si mesmo.: quem não precisa da libido ativa para ter prazer num fluxo do trabalho, da vida e em si ?...

Eé isso que a linha tântrica foca, despertar a sensorialidade para que a beleza de cada um venha à tona e o carisma passa fazer parte de um fluxo diário de vida.

E ai sim, se pode dizer que a Terapia Holística está inteira. De verdade harmonizou, corpo, mente, emoção, e energético, e te coloca de encontro ao coração com a capacidade de interagir com sua verdadeira essência ou ser espiritual.

Podemos então observar que as terapias tântricas foca objetivamente a mudança dos paradigmas através da mente. Condicionando a mente em não pensar mais questões que foque o medo, a ansiedade e as angustias. É um ensinamento de como pensar positivamente.

Dentre as várias técnicas da Terapia Holística, destacaremos a seguir as corporais e a sincronicidade.

Técnicas corporais envolvem  toque, vivências, yoga, yogaterapia, enquanto que a Sincronicidade utiliza ferramentas ou fórmulas de atuar no corpo energético para leitura e harmonização, pessoal ou ambiental, Para a leitura, utilizamos Numerologia, Astrologia, Tarô, Leitura de velas, Quirologia, etc e como fórmulas aplicativos: Cristais, Reiki, Deeksha – alinhamentos de chakras, Mantras, Pujas, numeroterapia,

E ainda a psicoterapia tântrica que consiste em organizar uma interatividade com o receptor e o terapeuta utilizando dos conhecimentos e do fluxo intuitivo em como produzir um caminho para trazer a tona os bloqueios conhecidos e desconhecidos de cada receptor.

As técnicas mais comuns para isso é o renascimento através de exercícios respiratórios, técnica de indução para entrar em questionamentos e responder o porque e os "para que" das coisas que vivem, em que grau de importância está na vida, e assim direcionar um caminho de percepção de forma consciente e harmoniosa.

 


Celi Coutinho

Celi Coutinho - Terapeuta Holística - CRT 21270 é autora de vários livros e atua com Terapia Samkya.

www.celicoutinho.com.br



Destaques da Edição