O Mundo Mágico dos Aromas

Fitoterapia e Aromaterapia
Aromaterapia - Modelo: Pam - Arte Digital: Henrique Vieira Filho Desde tempos muito remotos, flores e plantas em geral estão relacionadas a poderes mágicos. A imagem de belas feiticeiras preparando "poções do amor" à base de plantas e flores faz parte da mitologia de vários povos.
A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito, e transpuseram os limites dos tempos e das pirâmides, e se transformaram em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de “Perfumes Artesanais”.

Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.

Estudos comprovam que o cheiro penetra pelo nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio de cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico, parte do cérebro que regula a atividade senso-motor e é responsável pelos impulsos instintivos. Quando os impulsos nervosos chegam, o sistema límbico reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos cheiros afetam o nosso humor e despertam emoções.

 

O sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo, que a repassa para a hipófise. Daí essa informação vai para as outras glândulas e influencia a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios (inclusive os hormônios sexuais).


Os óleos essenciais mais potentes com função afrodisíaca são:


Rosa: Uma das flores mais famosas é, também, considerada um afrodisíaco. Ninguém menos que Cleópatra, a rainha do Egito, a utilizava com essa finalidade. O óleo de rosas era muito usado pelas mulheres do Oriente - elas o espalhavam por todo o corpo, ao se prepararem para o amor.


Jasmim: Várias espécies de jasmim apresentam um perfume doce e envolvente. O óleo desta flor - um dos mais caros do mundo - é usado como ingrediente na preparação dos mais valiosos perfumes que hoje existem no mercado (o Chanel no. 5 é um deles). Muito ligado ao aspecto feminino.

Sobre o óleo de jasmim, é interessante reproduzir as palavras de Marcel Lavabre, em sua obra "Aromaterapia, a Cura pelos Óleos Essenciais": "Graças aos supremos poderes sensuais, o jasmim é o melhor afrodisíaco que a aromaterapia pode oferecer. No entanto, não deve ser considerado um mero estimulante para o sexo. O jasmim desfaz a inibição, solta a imaginação e deixa a pessoa num estado jubiloso. Num certo sentido, o poder do jasmim só pode ser experimentado por completo por quem se ama de verdade, pois ele transcende o amor físico e libera toda a energia sexual tanto do homem quanto da mulher. É o melhor estimulante do chakra sexual".

 

Ylang Ylang (Cananga odorata): Assim como o óleo de jasmim, a aromaterapia considera o óleo obtido das flores do ylang-ylang um poderoso afrodisíaco, que estimula o apetite sexual aguçando os sentidos. Aplicado em massagens ou simplesmente vaporizado no ambiente, acredita-se que esse óleo essencial é capaz de maravilhas. Na Indonésia, por exemplo, era costume cobrir a cama dos recém-casados com flores do Ylang Ylang., para inspirar uma ótima noite de lua-de-mel.


Sândalo (Santalum album): Considerada uma árvore sagrada na Índia. Existem registros em documentos antigos escritos em sânscrito e chinês que atestam seu uso como incenso em cerimônias religiosas e rituais onde se busca a elevação da alma. A destilação da madeira interna produz um óleo grosso e amarelado, de fragrâncias doces, picante, intensamente oriental. Na aromaterapia, o óleo de sândalo é utilizado no tratamento de desequilíbrios ligados ao aparelho genito-urinário, especialmente impotência e frigidez. Por sua ação tônica e estimulante das funções sexuais, é considerado um afrodisíaco.

 

Jacinto (Hyacinthus): - Considerada uma flor masculina, era usada por povos antigos como um tônico para aumentar o vigor e o desempenho sexual nos homens.

 

Narciso (Narcissus poeticus): Os bulbos são muito ricos em vários alcalóides e um deles - a narcisina - mesmo sendo utilizado na medicina popular é altamente tóxico. Tidos como potentes afrodisíacos, os bulbos do narciso eram usados no preparo de infusões, "filtros do amor" e, principalmente, na produção de uma água destilada que aumentaria a secreção de esperma. Mas, é provável que o efeito produzido era mais narcótico do que estimulante.

Perfume natural sem aditivos químicos. Têm função terapêutica.

A perfumaria é uma arte alquímica que dá total liberdade à imaginação.


A associação de um aroma permite ligar corpo e mente de uma maneira única, tanto que, assim que sentimos um determinado aroma nos vêm imediatamente à mente situações e pessoas determinadas. Esse mistério da ciência dos aromas revela o perfume como o caminho real para o subconsciente.


Na verdade, o perfume pode tornar-se a "verdadeira essência da magia", oferecendo um acesso direto aos centros emocionais do cérebro e da memória. O perfume é automaticamente decodificado na memória como imagem completa. Ao sentirmos um perfume, imediatamente lembramos da imagem, do som, da sensação e até do gosto que o acompanhavam.


Antigamente todos os incensos religiosos ou mágicos eram feitos a partir de ervas, especiarias e resinas naturais, pois cada uma dessas substâncias compartilha o poder de um determinado planeta.

O louro, por exemplo, é atribuído ao Sol e tem o poder de criar uma reação psicológica que pode ser considerada como o despertador de potencial solar latentes. A partir daí, nasceu a Aromaterapia, que usa a manipulação de essências planetários na confecção de perfumes para proporcionar equilíbrios energéticos latentes em um mapa natal ou provocado por determinados trânsitos planetários.

 

 

Pode usar em forma de aromaterapia, ou seja – óleos essencial.

Exemplo:

Sol - estimula a personalidade, aumenta a vitalidade: óleos de alecrim ou louro.
Lua - estimula a emotividade, maternidade, nutrição: óleos de gardênia e jasmim.
Mercúrio - estimula as atividades de comunicação e
comércio: óleos de lavanda e lima.
Vênus - estimula a capacidade de amar e se relacionar: óleos de artemísia e rosa.
Marte - estimula a ousadia, coragem e impulso sexual: óleos de canela e pimenta-da-jamaica.
Júpiter - estimula a capacidade de expansão e sorte: óleos de cedro e cravo.
Saturno - estimula a disciplina, a responsabilidade, a paciência: óleos de ciprestre e lírio-do-vale.
Urano - estimula a liberdade, independência, originalidade: óleos de almíscar.

Netuno - estimula o psiquismo, a criatividade artística e a compaixão: óleos de cravo-da-india,

Plutão: Capacidade de regeneração, renovação e aumenta o magnetismo sexual: óleos de âmbar-cinzento

 

Outra forma é:


PERFUME PESSOAL


O nome pessoal é composto por um conjunto de número que transmitem roupagem ao ser. De acordo com a característica do nome gera facilidade ou obstáculo para ser compreendido em um destino, servindo como aprendizado ao ser espiritual. Potencializar o que falta ou amenizar os números que estão em excesso irá provocar um estado de consciência maior das capacidades intelectuais, mentais, emocionais e até mesmo espirituais os quais denominamos de karma a serem transpostos.


É um produto que será confeccionado de forma artesanal, individual e personalizado tomando como base o resultado do mapa numerológico permitindo a mudança vibracional energética necessária em cada indivíduo, sem efeitos colaterais e tornando o seu perfume pessoal, ou melhor, o seu Talismã pessoal.


O Talismã também poderá ser confeccionado para casais para gerar a empatia que normalmente é sabotado com o passar do tempo. Provocando a reativação da libido e renovando a paixão.

Como também o Talismã empresarial que é um aroma baseado nos cálculos do nome da empresam e dos sócios, para gerar harmonização entre patrões e funcionários. É um aroma ambiental que será aspergido durante o fluxo de trabalho diário.


Ou Perfume pelos os elementos


Elemento AR - Ananda

Complementa o elemento FOGO. Traz a comunicação, sociabilidade, objetividade racional, clareza. Tipo Pensamento. O fogo deseja e o ar vai buscar.

 

 

Elemento FOGO - Kala

Equilibra o AR. Entusiasmo, fé na Vida, rapidez de ação, automotivação, intuição, liberdade, extroversão. Ajuda a dar partida nos assuntos estagnados.

 

Elemento ÁGUA - Vidya

Completa a TERRA. Traz sensibilidade, contemplação, assimilação do “outro” através do sentimento; anseios da Alma. Torna a terra mais produtiva.

 

Elemento TERRA - Raga
Equilibra a ÁGUA. Disciplina, persistência, paciência, senso de realidade, conexão com o mundo da forma. Precisa da água para ser fértil e nutrir.


Celi Coutinho

Celi Coutinho - Terapeuta Holística - CRT 21270 é autora de vários livros e atua com Terapia Samkya.

www.celicoutinho.com.br



Destaques da Edição