Oak - Floral do Guerreiro

Florais de Bach
Guerreira Invencível - Modelo: Andrea Kumamoto - Arte Digital: Henrique Vieira Filho Em muitos momentos de nossas vidas, encarnamos o Arquétipo do Guerreiro. Iludindo-nos como invencíveis, incansáveis, dedicados a nobres causas e tarefas, deixamos de perceber o quanto estamos ultrapassando os limites da exaustão, correndo o risco de "quebrar" a qualquer momento. É nestas fases que o Floral de Bach Oak nos ensina a perceber a necessidade de descanso, a respeitar nossos limites, possibiltando ao Guerreiro vivenciar igualmente os períodos de paz e lazer.
Oak   Carvalho, Quercus robus Com tamanho de até 40 metros, esse tipo de árvore chega até os 2.000 anos de idade. Carvalho é nome genérico de mais de 200 espécies de Fagáceas. Na antiguidade, os homens valorosos eram coroados com ramos de carvalho. Sob suas sombras, fazia-se justiça. Árvore sagrada em numerosas tradições, atrai os raios e simboliza a majestade. Havia o carvalho de Zeus, na Grécia, de Júpiter, em Roma, de Ramowe, na Prússia, de Perun, entre os eslavos. É sinônimo de força tanto moral, quanto física, daí seu sobrenome robus (robusto, forte). De sua madeira era feita a clava de Hércules (Heracles). É o eixo do mundo entre os celtas, os gregos e os iacutos siberianos, o que o torna instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra. Sob seus pés, Abraão recebeu as revelações de Jeová. Ulisses, na Odisséia, consulta duas vezes a "... folhagem divina do grande carvalho de Zeus...". O Velocino de Ouro estava suspenso em um carvalho, daí outro de seus simbolismos, o de templo. Plínio, "o Velho", etimologicamente errado, mas sincronisticamente correto, traduzia druidas como homens de carvalho, devido à analogia com o grego drus (carvalho). Os druidas, em sua função sacerdotal, têm direito à sabedoria e à força. Por tudo isso, a essência floral Oak é ideal para aquele lutador que não se dá conta de estar indo além do limite saudável para as suas forças, assim como o carvalho, que pela sua robustez, acaba atraindo os raios. De suas folhas, cascas e raízes, temos os sabores ácido e picante-quentes, que habilitam o carvalho a tratar das questões Terra-yin (intestinos soltos e com sangramento, problemas digestivos e de pele, obnubilação intelectual) e Metal-yin (problemas respiratórios crônicos, corrimentos, incontinência; uso externo, nas quedas de cabelo; prostração, melancolia).  
Henrique Vieira Filho - Terapeuta Holístico - CRT 21001Henrique Vieira Filho - Terapeuta Holístico - CRT 21001, é autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH - Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística.  contato@sinte.com.br (11) 3171-1913 Este artigo baseou-se no livro:

Florais de Bach Uma Visão Mitológica, Etimológica e ArquetípicaFlorais de Bach - Uma Visão Mitológia, Etimológica e Arquetípica
Autor: Henrique Vieira Filho
Editora Pensamento
Que pode ser adquirido nas melhores livrarias, além de, via postal, em www.livroteca.com.br

Destaques da Edição